10 das praias mais bonitas de Norte a Sul de Portugal

Portugal é abençoado com 948 quilómetros de costa do Oceano Atlântico. Grande parte do país desfruta de um clima mediterrâneo temperado e possui algumas das melhores praias da Europa.

Os trechos de areia mais famosos encontram-se na província do Algarve, no sul de Portugal. Aqui, as praias vão desde aquelas enseadas pacíficas, emolduradas por falésias vermelho-enferrujadas, até dunas vastas e isoladas atingidas por tempestuosos rolos do Atlântico. As praias ao longo da costa oeste mais remota são reservadas para surfistas e turistas mais independentes.

As praias espalhadas pela costa centro e norte de Portugal também atraem os amantes do sol, e muitos dos destinos aqui são maravilhosamente tradicionais e um ótimo complemento para um itinerário de Portugal.

Portugal tem um cenário de praia verdadeiramente épico. A popular região do Algarve, no sul do país, é conhecida pelas suas areias douradas salpicadas de penhascos e formações rochosas incríveis, enquanto a costa atlântica mais selvagem apresenta ondas perfeitas para surfistas.

Mas vamos dar uma vista de olhos a 10 das praias mais bonitas de Norte a Sul de Portugal

Praia do Camilo

Praia do Camilo

Uma das praias mais bonitas é a Praia Oceânica do hemisfério norte banhada pelo Oceano Atlântico, situada na costa de Portugal – no concelho de Lagos, Algarve.

A praia do Camilo adquiriu o seu nome por ter um restaurante chamado “O Camilo” no topo do penhasco, um pequeno restaurante que serve banhistas e turistas, onde a ementa é realçada por uma fabulosa panorâmica sobre a costa entre Lagos e a distante Albufeira. 

Assim, a praia do Camilo fica perto da animada cidade costeira de Lagos, no oeste do Algarve, cercada por penhascos de arenito e formações rochosas curiosamente formadas. A sua areia é dividida em duas areias fendidas de pequenos tamanhos.

Durante a maré baixa e se quiser se molhar, é possível visitar o areal do Norte e relaxar nas suas águas calmas. Daqui podem ser vistas três ilhotas perto da costa.

O acesso passa por uma longa escadaria em “L” proveniente do restaurante.

Banhada por águas turquesas mornas e rasas, favoritas para os mergulhadores, o cenário tranquilo da praia do Camilo exala um ar de exclusividade pacífica, apesar da sua proximidade com alguns dos principais resorts da região.

Praia da Falésia

Praia da Falésia
Praia da Falésia

Imagine o Grand Canyon numa praia. Bem-vindo à praia da Falésia. A amada praia é caracterizada pelas suas incríveis falésias vermelhas. Na verdade, a tradução da praia é Praia das Falésias. A praia da Falésia é uma das melhores praias do Algarve. Mesmo que não seja um amante da praia, esta praia definitivamente é digna de uma visita.

Impressionantemente pitoresca, a praia da Falésia partilha uma faixa dourada de areia com cerca de seis quilómetros de comprimento numa das zonas turísticas mais populares do Algarve.

Estende-se desde Vilamoura, no Leste, até Olhos de Água (perto de Albufeira), no Oeste. A areia da praia é maravilhosamente macia. O mar é limpo e a água cristalina. Nadar aqui é muito refrescante num dia quente de verão. 

Caminhada na praia

A praia da Falésia é o destino perfeito para um longo passeio na praia. É maravilhoso passear à beira-mar, enquanto se observa as impressionantes formações rochosas que caracterizam esta praia. Pode-se caminhar para oeste, em direção à praia da Rocha Baixinha, ou a leste, em direção à praia do Barranco das Belharucas. A caminhada fica completa na praia de leste a oeste da extensão de areia, leva cerca de 2 horas. Na maré baixa verá pessoas a apanhar amêijoas, conquilhas, que é uma especialidade deliciosa.

Duas partes

A praia é constituída por duas partes bastante diferentes uma da outra:

O lado oeste (perto de Olhos de Água) é famoso pelas altas falésias vermelhas. Esta parte da praia também é chamada de Açoteias. Pode encontrar vários hotéis populares a uma curta caminhada da praia.

O lado leste (em direção a Vilamoura) é denominado Alfamar, em homenagem ao Alfamar Beach & Sport Resort. Esta parte tem falésias mais baixas. Quanto mais caminha para o leste, mais baixos se tornam os penhascos. 

A praia do lado leste é muito grande e as águas são rasas. Assim, especialmente durante a maré baixa, pode caminhar cerca de 50 metros dentro da água, o que torna a praia especialmente adequada para crianças. Nesta zona da praia podem praticar-se todos os tipos de desportos náuticos, incluindo parapente, mergulho e surf. Pode igualmente aqui encontrar excelentes restaurantes de praia.

A leste de Albufeira, a praia da Falésia é ladeada por uma linha de impressionantes falésias pintadas com ricos tons terrosos: ocre queimado, vermelho ferrugem e laranja de gengibre. Anos de erosão moldaram este cinturão de arenito com sulcos sinuosos e ravinas profundas, como se lavrado por um ogro trabalhador.

Um caminho costeiro coroa a saliência e serpenteia por entre pinhais aromáticos. A extensão da Falésia é tal que, mesmo em pleno verão, encontra um local tranquilo e sem aglomeração para relaxar e apanhar banhos de sol.

Debruçados sobre a praia encontram-se vários resorts de primeira linha que oferece opções de cafés e restaurantes a não residentes.

Praia do Amado

Praia do Amado
Praia do Amado

A praia do Amado é uma praia perto da Carrapateira, na costa oeste do Algarve. Atrai muitos surfistas por ser conhecida pelas suas incríveis ondas. 

Pese embora, esta praia seja muito mais do que apenas para fazer surf, acaba por ser um dos principais locais de surf em Portugal. Famosa pelas suas ondas fiáveis ​​e diversificadas, esta bela faixa de areia em meia-lua é banhada por dunas ondulantes e insere-se nos limites do protegido Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Ou seja, a praia é frequentada principalmente por surfistas, mas também é possível ver algumas famílias e amantes da natureza. Principalmente no verão e nos finais de semana, esta praia pode ficar relativamente lotada. No entanto, nunca está tão cheia como algumas das praias turísticas da costa sul do Algarve. 

Além disso, a praia é bastante grande, tem uma extensão de cerca de 1 quilómetro e estende-se ao longo de várias baías. Basicamente, é uma grande extensão de areia. Notará que a zona envolvente é bastante agreste, o que confere à praia o seu carácter.

Por isso, no verão, pode facilmente encontrar um bom local para colocar a sua toalha.

No inverno, a praia fica quase deserta. Ocasionalmente, encontrará alguns surfistas, mas na maioria das vezes a praia fica vazia no inverno.

A praia do Amado possui várias escolas de surf, algumas das quais estão abertas durante todo o ano. Na verdade, o cenário é palco de prestigiadas competições de surf nacionais e internacionais.

A praia está rodeada por magníficas falésias. No lado norte da praia, as pedras têm lindas cores, que vão do vermelho, ocre ao rosa. Essas rochas são uma maravilha da natureza. Outra vantagem é que essas falésias protegem a praia dos ventos do Norte.

Existem várias escadas de madeira para entrar na praia. É como descer a escada para o céu.

Remota e um pouco fora do caminho, Amado não é para o turista que procura um resort tradicional. Em vez disso, este é um destino para viajantes independentes e de espírito livre e para aqueles interessados ​​na diversidade da flora e fauna da região.

Praia da Quinta do Lago

Praia da Quinta do Lago
Praia da Quinta do Lago

Escondida na parte mais a sul do Algarve, a Quinta do Lago é um resort de luxo que oferece alojamento de classe mundial, uma vasta escolha de restaurantes e bares e, claro, os verdes e vias navegáveis de campeonato dos campos de golfe. 

O golfe não é o único desporto popular no resort; tem, de igual forma, o ténis, a equitação e o ciclismo, além de uma sala de ginástica de última geração, com campo de treino e também com passeios de bicicleta

Mas embora existam muitas atividades para o manter ocupado na Quinta do Lago, também existem muitos locais para simplesmente descontrair e relaxar. Se deseja aproveitar o clima quente, relaxar sob o céu azul-celeste e ir com calma, pode verificar algumas das belas praias da região. 

A Quinta do Lago fica na costa atlântica, mas as águas são muito mais quentes do que as do Norte. Isso se deve à influência do Mediterrâneo e do Norte da África, que aquece o oceano a uma temperatura tropical de 26 °C durante os meses de verão. E com a falta de indústria no Algarve, a poluição é mínima, valendo à zona a merecida alcunha de “paraíso dos banhistas”. 

Tanto a Quinta do Lago como as praias que a rodeiam são algumas das melhores que irá encontrar em qualquer lugar, com uma mistura de extensões de areia orientadas para a família e também mais calmas. 

A Quinta do Lago tem a sua própria praia, oferecendo o isolamento, a privacidade e um ambiente exclusivo que o resto do resort.

Situada ao lado da deslumbrante reserva natural da Ria Formosa, a praia da Quinta do Lago possui areias brancas imaculadas que se estendem por três quilómetros, protegidas por uma linha de dunas de areia. 

A praia é acessível apenas através do resort, com uma pequena ponte de madeira que dá acesso sobre a lagoa das marés da Ria Formosa.

A praia da Quinta do Lago é uma das zonas mais naturais da costa, oferecendo vistas viradas para o oceano e um refúgio da multidão de pessoas. O mar é seguro para nadar, pois as águas são calmas e suaves e a praia foi premiada com a Bandeira Azul da UE devido aos elevados padrões que mantém em relação à qualidade da água, segurança e gestão ambiental. 

Praia do Martinhal

Maravilhosamente isolada, a praia do Martinhal é um destino favorito para as famílias, visto que fica em frente ao Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel, onde a comida e as bebidas estão disponíveis.

A areia dourada e fofa da praia do Martinhal forma uma baía natural, marcada por afloramentos de rocha calcária. Cheias de vida marinha, essas ilhotas são excelentes para excursões de mergulho. 

Ilhotas de calcário

Ao largo da costa, existem, por isso, vários ilhéus de calcário, chamados Ilhotas do Martinhal. Essas ilhotas são conhecidas pelas suas várias cavernas, incluindo algumas grutas subaquáticas. Nadar ou mergulhar em torno das ilhotas é ótimo. A água é extremamente clara aqui. Poderá ver uma variedade de vida marinha debaixo d’água. Altamente recomendado!

Nadar é seguro e há uma abundância de desportos aquáticos. Quando prevalece um vento norte, os mais aventureiros podem praticar windsurf.

A praia do Martinhal é um destino popular para a prática de windsurf, pois as condições são quase perfeitas. Aqui, também o surf e o bodyboard são desportos populares. Perto da praia existe uma escola de surf, onde poderá obter todo o equipamento que necessita.

Outras coisas a fazer incluem o vasculhar a praia a pé até Sagres, um passeio vagaroso de 30 minutos a oeste, e explorar as ruínas dos fornos romanos situados a leste do complexo do resort.

Praia do Martinhal em Sagres

Nunca fica muito lotada. Fora dos meses de verão, quase não há ninguém na praia. A praia do Martinhal não é tão frequentada como muitas praias perto das outras cidades costeiras do Algarve. No entanto, a praia está suficientemente perto de Sagres para ser facilmente acessível. Pode-se andar de barco desde a praia do Martinhal ou do porto de Sagres. Também são organizados passeios de mergulho para essas ilhotas. Se não arranjar um barco para ver as ilhotas, pode dar uma vista de olhos com binóculos. Por vezes, pode ver muitos pássaros no céu ao redor das ilhotas.

Caminhadas na praia

A Praia do Martinhal é uma bela praia para passear à beira-mar. Pode-se caminhar até ao extremo leste, em direção à praia dos Rebolinhos.

Praia do Guincho

O turismo está em alta em Portugal, mas muitos dos turistas tendem a visitar apenas as principais cidades de Lisboa, Porto e as famosas vilas das praias no Algarve. Se procura um local secreto para explorar durante a sua estadia no país, a área do Guincho é definitivamente uma que precisa de adicionar à sua lista!

Um dos principais destinos de windsurf e kitesurf da Europa, a praia do Guincho goza de uma localização espetacular na costa de Lisboa, ladeando o extremo oeste do Parque Natural de Sintra-Cascais, a vasta extensão de areia da praia do Guincho saúda um trovejante Oceano Atlântico, de seis quilómetros.

Embora possa visitar algumas partes como uma viagem de um dia a partir de Lisboa, pode ser uma excelente ideia fazê-la ao contrário: baseie-se no Guincho e considere visitar Lisboa e outras cidades próximas como uma viagem de um dia. Esta área está repleta com uma bela natureza, desde montanhas protegidas até deslumbrantes praias de areia branca.

A zona do Guincho está situada numa grande cidade, Cascais, e é muito perto da capital e a maior cidade de Portugal, Lisboa, mas é um local perfeito para se reconectar com a natureza. Situado no litoral do país, é um lugar calmo e relaxante para passar alguns dias, mas definitivamente não irão faltar oportunidades para atividades. As vistas por si só falam o suficiente para a beleza desta região.

Divirta-se na praia

Nesta área pode encontrar muitas pequenas e belas praias. O vento nem sempre é o melhor para apanhar sol, mas o que torna a praia do Guincho conhecida mundialmente pelas suas excelentes condições é a prática de desportos náuticos. O kitesurf é especialmente popular, e conforme o verão se aproxima pode encontrar muitas pessoas no mar com as suas pranchas.

Se quiser fazer mais do que apenas assistir, há muitas escolas de desportos na área que podem ensiná-lo a fazer ou fornecer-lhe o equipamento necessário. De qualquer forma, com certeza irá divertir-se na praia do Guincho ou em qualquer uma das praias vizinhas!

Experimente comida portuguesa

A comida tradicional portuguesa é deliciosa em qualquer parte do país onde se encontra, mas se há uma coisa que não pode deixar de experimentar é o fantástico peixe fresco e o marisco, e como o Guincho fica junto ao mar não irão faltar pratos para festejar estes ingredientes!

Pode encontrar todos os tipos de restaurantes, desde pequenos recantos de propriedade familiar com preços acessíveis, até restaurantes muito caros e exclusivos com vista direta para o mar. 

Praia da Rocha

Uma das praias mais conhecidas de Portugal, a praia da Rocha leva o nome do resort localizado perto de Portimão, a segunda cidade do Algarve. Uma impressionante faixa de areia acedida por vários calçadões e passarelas, Rocha é muito popular entre os moradores e turistas e é um destino favorito de férias de verão.

A praia da Rocha acaba por ser uma das praias mais emblemáticas do Algarve. Esta vasta extensão de areia estende-se por mais de um quilómetro e é protegida por penhascos de cores quentes. 

Cada vez mais os visitantes escolhem a praia da Rocha como destino de férias de verão e esta é uma das praias mais conhecidas de Portugal. 

Passeie pelas largas passarelas de madeira que correm ao longo da areia. Ao lado delas, encontrará diversos bares e restaurantes, e até mesmo uma área destinada à prática de desportos de praia. Ao longo da avenida marginal até à Marina de Portimão, encontrará uma vasta escolha de alojamento, restaurantes e bares, muitos com esplanada, discotecas e um casino.

Ficará agradavelmente surpreendido com a fabulosa vista panorâmica sobre a costa que se desfruta de um dos dois miradouros da praia da Rocha. Do alto do Forte de Santa Catarina de Ribamar ou do Mirante dos Três Castelos, avista-se a areia dourada e imaculada, as águas cristalinas que refletem uma miríade de tons de azul, as rochas caprichosas e o esplendor do sol. O cenário natural é de tirar o fôlego, realçado tanto pela sua beleza quanto pela sua formosura. Irá perceber porque a praia da Rocha ainda é uma das melhores praias para férias de verão.

O acesso à praia é feito pela avenida à beira-mar, uma via movimentada repleta de hotéis, cafés, restaurantes e outras instalações recreativas.

Praia da Nazaré

A Nazaré é uma cidade deslumbrante com uma bela praia que é conhecida pelas suas lendárias ondas altas. Desde os deliciosos frutos do mar à serena brisa do oceano, pode desfrutar de um pouco da cultura mais deslumbrante de Portugal na Nazaré. De turistas portugueses a locais que ficam felizes em discutir lendas e mitos consigo, com certeza não irá ficar entediado.

O nome da cidade, Nazaré é considerado pela Lenda da Nazaré como derivado de uma pequena estátua de madeira da Virgem Maria. Esta estátua foi trazida da Terra Santa, Nazaré, para um mosteiro perto de Mérida, Espanha, no século IV por um monge. Em 711, a estátua foi levada de Mérida para a localização atual por um Romano, outro monge, e Roderic, o último rei visigodo de Portugal.

O monge e o rei tornaram-se eremitas e, com a morte do monge, o rei enterrou o mesmo na sua gruta como ele próprio o desejava. A estátua foi deixada sobre um altar na gruta, e a primeira igreja a ser construída acima da praia e da gruta celebra uma intervenção milagrosa da Virgem Maria no século XII.

Algumas das maiores ondas do mundo

A Praia do Norte é conhecida por algumas das maiores ondas do mundo, sendo os surfistas realmente experientes os únicos a lidar com as ondas. A Nazaré possui um desfiladeiro subaquático com cerca de 5 km de profundidade e 230 km de comprimento, que cria ondas extremamente altas.

Em 2011, o surfista havaiano Garrett McNamara quebrou o recorde da maior onda monstruosa de 30 metros (100 pés) já surfada, tendo ido direto para o livro dos recordes. Com as ondas a rebentarem mais perto da costa na Nazaré e não em recifes distantes, o recorde foi perigoso de estabelecer.

É também aqui que poderá degustar alguns dos mais saborosos mariscos nos restaurantes e, embora nadar na praia não seja considerado seguro para os locais, poderá desfrutar de belas paisagens e da brisa do mar.

Praia da Comporta

A uma hora de carro ao sul de Lisboa, a praia da Comporta exala uma atraente vibração de barraca de praia. Empoleirada na Península de Troia – uma faixa de areia que se projeta da costa noroeste da província do Alentejo, em Portugal – este local secreto permanece felizmente livre do turismo de massa.

A praia situa-se nos extremos da Reserva Natural do Estuário do Sado e no início do Oceano Atlântico.

Para além das belezas naturais da Comporta, apresenta uma gastronomia soberba, uma cápsula de golfinhos, duzentas espécies de aves e reservas naturais. A praia da Comporta é de uma beleza estonteante e uma das melhores praias de Portugal.

A praia da Comporta é a praia mais movimentada da área, atraindo muitos visitantes de Espanha, Portugal e das capitais da Europa.

Esta praia da Comporta é uma ótima praia para famílias, casais ou indivíduos.

O oceano azul escuro, por vezes, parece verde esmeralda e envolve a costa dourada por 5 km até chegar à praia quase privada da Comporta, Brejos da Carregueira.

É realçada pela selvageria das dunas e o sussurro da floresta de pinheiros atrás, sendo adequada para a prática de natação e de bodyboard.

A temperatura da água varia entre 14ºC e 20ºC com uma média anual de 17ºC. Esta é a temperatura perfeita em dias quentes de sol.

A praia da Comporta recebeu:

  • Prémios prestigiosos da Bandeira Azul e do Padrão de Qualidade Ouro
  • Praia de acessibilidades certificado ISO 14001. 

Acesso para deficientes e bicicletas. Existem cadeiras de rodas anfíbias para pessoas com deficiência que permitem ao seu utilizador tomar banho em segurança com apoio de salva-vidas.

Praia de Carcavelos

A apenas 20 minutos a oeste de comboio do centro de Lisboa, a praia de Carcavelos é uma excursão de um dia extremamente popular para os moradores locais e viajantes de férias. Com uma orla costeira de quase dois quilómetros de areia impecável, a praia é conhecida pelas suas excelentes oportunidades de lazer e desportos aquáticos e, em particular, o surf.

Com cerca de 2 km de extensão, a praia de surf de Carcavelos oferece muitas opções com uma variedade de picos de surf surfáveis ​​em qualquer dia.

Como é surfar em Carcavelos?

Bem, se gosta de um clima quente e ensolarado com muitos tipos de ondas … então é a perfeição. As ondas em Carcavelos rebentam a maior parte do ano, sendo menores durante os meses de verão e ficando mais consistentes de setembro a maio

As melhores condições para surfar na praia são com uma ondulação de sul e com um vento leve de nordeste.

Da esplanada tem-se uma excelente vista, o que permite um agradável passeio em qualquer época do ano. No entanto, no verão é a praia mais movimentada, especialmente nos fins de semana e períodos de férias, quando jovens, grupos familiares e turistas convergem para a praia de forma a escapar ao calor da cidade.